segunda-feira, 21 de março de 2011

Voltando para as Ervas


Hortelã


Hortelã

Menta Piperita, em Latim
Mint Leaves, em Inglês
Menthe, em Francês


São muitas as espécies de Hortelã, por esse motivo muitas firmas especializadas, não vendem as sementes, porque não podem garantir a espécie desejada. O melhor é conseguir ramos com raízes, que quando plantadas pegam com facilidade. A Hortelã Pimenta é a que tem sabor mais forte e pode ser diferenciada, pois tem o caule escuro e quadrado, ao contrário da maioria das outras espécies que tem o caule verde e redondo. A variedade " Menta Spicata" também é muito apreciada. Vale a pena cultivá-la, pois o sabor é mais suave do que o  da  " Menta Piperita", sendo a preferida nas receitas culinárias.
As raízes de todas as Hortelãs são invasoras, portanto plante-as em canteiros separados das outras ervas.
O plantio se faz em setembro, quando começarem as chuvas e a colheita após 4 meses. Gosta de solo leve, úmido, rico em matéria orgânica e a meia sombra. Deve ser aguada com frequência. Como a planta retira muito dos nutrientes do solo, é aconselhável, após cada colheita, uma boa adubação orgânica e uma dose de superfosfato.
Nós usamos com sucesso somente húmus de minhoca, que pode ser substituído por esterco de gado bem curtido. Adubo muito nitrogenado não deve ser usado, pois as folhas ficam grandes e bonitas, mas perdem muito do seu aroma e sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário