quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OUTRAS DICAS



1) Não plante mais do que aquilo que você pode cuidar. Um pequeno canteiro bem tratado vai produzir melhor e lhe dar mais prazer do que uma área grande sem o cuidado necessário. Lembre-se que não existe canteiro sem trato.

2)  O tamanho do seu jardim de ervas pode ser apenas um vaso na varanda, como um terreno maior do que a sua vista possa alcançar, dependendo do trato que você possa dar às plantas.

3) Existem técnicas de como economizar espaço na sua plantação. Por exemplo, plante no mesmo canteiro ervas que são colhidas em espaço de tempo diferente, pois umas requerem maior tempo para amadurecer do que outras. Assim, plante cerefólio junto com alecrim; coentro junto com manjericão; aneto junto com tomilho. Você vai colher o cerefólio, o coentro e o aneto antes do alecrim, do manjericão e do tomilho.

4) As ervas precisam de sol, seis horas diárias são suficientes para a maioria delas.
Algumas precisam de menos horas, como a hortelã e o cerefólio que toleram a meia sombra. Para quem cultiva ervas dentro de casa ou quando não se tem luz solar suficiente, existem lâmpadas próprias que podem ser adquiridas em lojas especializadas. Luz fria também dá bom resultado, quando acesas a 30 cm acima das plantas, por 12 horas ou mais, diariamente.

5) Boa drenagem é importante, como saber? Faça um buraco no lugar onde se pretende plantar, com mais ou menos 40 cm de profundidade e também de largura e enche-o com água. Faça o mesmo no dia seguinte e acompanhe a absorção da água pelo solo.
Se demorar mais de 12 horas a drenagem é lenta, o que pode prejudicar a planta. Caso ocorra o contrário e a drenagem for muito rápida, use bastante matéria orgânica, humos de minhoca de preferência, que ajuda conservar a umidade no solo.

6) Local muito ventoso deve ser evitado.

7) Anote constantemente o trato que você der às plantas, datando a evolução e os resultados obtidos. Assim você saberá quando errou e quando acertou no trato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário