segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ORGÂNICO OU NÃO ORGÂNICO



Sempre temos dito que usamos, junto com o húmus de minhoca que produzimos na Fazenda, um pouco de fertilizante inorgânico, o conhecido NPK, que não é um agrotóxico, mas um fertilizante não orgânico. É um produto mineral industrialmente preparado.

A reportagem publicada na Revista Veja de 04-01-2012, diz o que é permitido numa cultura orgânica, baseada na opinião dos engenheiros agrônomos Rumy Goto, da UNESP  e de José Otávio Menten, da USP.
 '' Para nutrirem o solo os agricultores (orgânicos) usam fertilizantes à base de compostos químicos, como o sulfato de potássio, diz Rumy. José Otávio Menten destaca ainda a utilização, na plantação orgânica, de defensivos amplamente empregados na agricultura convencional, como o enxofre, a calda de fumo e a calda bordalesa ( mistura de sulfato de cobre com cal ). Essas substâncias, porém, não são inofensivas, todos esses produtos ''orgânicos'' deveriam ser submetidos a avaliações''.


Destaca ainda a Veja que de nada adianta produzir de forma orgânica se as plantas não forem armazenadas de forma adequada, pois podem  ser contaminadas por fungos ou por bactérias como a Salmonela e a Escherichia coli. Um caso célebre aconteceu na Alemanha, em junho de 2011, quando mais de 40 pessoas morreram e milhares foram parar no hospital  após ingerir brotos de feijão de uma fazenda orgânica contaminados com E. coli. Ou seja, não só por ser orgânico um produto é necessariamente e automaticamente mais saudável que o similar cultivado com o auxílio de fertilizantes inorgânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário